top of page

PSICOLOGIA E PANDEMIA: Cuide também de seu estado emocional

O atual cenário de pandemia acentuou ainda mais a importância da reflexão aos cuidados com a saúde emocional. O impacto emocional está relacionado à magnitude da epidemia e ao grau de vulnerabilidade em que a pessoa se encontra no momento.

Os reflexos da pandemia atingem não só o corpo, mas também a psique do ser humano, em outras palavras, a pandemia afeta, diretamente, a saúde mental, e seus efeitos são preocupantes. Convém lembrar que as incertezas, os medos e angústias são sentimentos que estarão sempre em nossas mentes, sendo assim, aprender a lidar com os sentimentos e compreender o que está acontecendo, é crucial para passar por essa fase conturbada.


Mesmo sabendo que é quase inevitável nos sentirmos ansiosos, estressados e apreensivos por causa da pandemia e das incertezas que ela traz, também é possível aprendermos a lidar bem com as limitações que nos foram impostas.


Essas são algumas atividades que nos ajudam a eliminar os pensamentos negativos e podem ser a chave para atravessar essa fase difícil:


  • Manter-se ativo, seja qual for a maneira, praticar exercícios, assistir a filmes de seu interesse, ler livros e artigos, se divertir e priorizar o lazer.

  • Aproveitar as facilidades que a tecnologia oferece para manter contato com amigos e familiares.

  • Tomar cuidado com o excesso de informação, estar permanentemente conectado às redes sociais ou telejornais, provavelmente não o deixará mais tranquilo e pode aumentar de forma desnecessária sua sensação de risco, nervosismo, medo e ansiedade, permita-se descansar um pouco, o segredo é o equilíbrio.


Se necessário busque ajuda profissional, um profissional de psicologia consegue desenvolver diversas funções essenciais para ajudar as pessoas em tempos tão difíceis como este que estamos vivenciando.

 

LUIZ VAGNER DOS SANTOS é Psicólogo Clínico e atua como voluntário no Hospital Nossa Senhora da Piedade desde o início da pandemia.

bottom of page