top of page
Foto do escritorEngenho São Luiz

Mais curiosidades sobre a cachaça




A cachaça é uma das bebidas alcoólicas mais populares do Brasil, tipicamente do nosso país e utilizada no preparo do coquetel Caipirinha (famoso internacionalmente). Em diversos países, a cachaça é conhecida como o rum brasileiro, apesar de existirem claras diferenças na produção dos dois. Além disso, há algumas controvérsias quanto à etimologia da palavra, já que não se sabe exatamente qual é a origem do termo “cachaça” (e muitas histórias publicadas na internet também dificultam esse processo). Descubra algumas curiosidades interessantes sobre essa bebida nacional:

1 – O rum brasileiro?

Chamar a cachaça de rum brasileiro não está totalmente errado, já que as duas bebidas provêm da cana-de-açúcar. Contudo, a cachaça é destilada a partir do caldo de cana fermentado, que possui aproximadamente entre 38% e 54% de álcool. Apesar de o rum também ser feito da cana, ele é destilado a partir de produtos derivados da cana, como o melaço, enquanto a cachaça é derivada diretamente da própria cana-de-açúcar.

2 – A origem da palavra

Existem diversas histórias que procuram explicar a origem do termo cachaça, sendo que algumas são um tanto divergentes. A mais comum é a de que cachaça era o nome dado à primeira espuma que subia à superfície do caldo de cana que estava sendo fervido (fornecida aos animais ou descartada). A segunda espuma era consumida pelos escravos, principalmente após a fermentação, e depois também passou a ser denominada cachaça.

3 – A bebida dos escravos

A cachaça existe há aproximadamente 400 anos, e os seus primeiros consumidores foram os escravos africanos no Brasil. Eles bebiam o líquido para dar energia no decorrer do dia e aliviar um pouco o árduo trabalho que enfrentavam constantemente. Em 1663, o produtor de açúcar João Fernando Vieira disse que os escravos só trabalhariam depois de beber suas doses diárias de cachaça. Em 1780, o governador do Estado de Minas Gerais afirmou que a cachaça era uma das bebidas básicas dos escravos. Com o passar do tempo, outras classes sociais se renderam ao gosto da bebida, que então se popularizou entre todas as camadas de sociedades do Brasil.

4 – Orgulho nacional

Hoje, a cachaça é um dos símbolos nacionais, principalmente devido às suas origens e pelo fato de ter se popularizado entre todas as classes sociais (e também ter conquistado o mundo). Poucos sabem que, em 13 de setembro 1744, os portugueses baniram totalmente o consumo da bebida no país, preocupados com o sucesso da aguardente. Atualmente, é nesse dia que se comemora o Dia Nacional da Cachaça, como forma de relembrar o Brasil Colonial e o sucesso da bebida.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page